Quem já assistiu a algum episódio do programa Decora, da GNT, deve ter visto como o piso de um ambiente é modificado de um dia para o outro, como num passe de mágica. Esse piso chama-se vinílico (falo aqui do vinílico em régua – há ainda o em manta e em placa) e atualmente é a melhor escolha para quem busca o conforto e a beleza de um flutuante aliado à praticidade e durabilidade do PVC, sem falar na rapidez da instalação.
Por isso, ele tem roubado a cena e cada vez mais conquistado clientes, arquitetos e designers que buscam uma solução ágil, prática, durável e sem quebra-quebra na hora de reformar, pois ele pode ser aplicado sobre outro piso por ser bastante leve e fino, o que não é indicado fazer, por exemplo, com um porcelanato em um apartamento, pela questão de sobrecarga na estrutura do prédio... e aí os riscos todos sabem...
|
Piso Ambienta, da Fademac, aplicado no piso e nas paredes |
Aplicação
Em áreas comerciais eles estão em academias, lojas de shoppings, escolas... e ficam bons também em paredes. Para residência eles são ótimos pela questão acústica, manutenção e opção de padronagem, cores e marcas. Entre as empresas que comercializam esse piso estão Tarkett Fademac, Beaulieu do Brasil, Wood Planks. Em sua maioria, os pisos são fabricados na China.
Vantagens
As vantagens são muitas: não tem o toc-toc do flutuante, são macios e térmicos, a instalação é rápida, elevam apenas 6mm do seu piso não sendo necessário cortar portas (na maioria das vezes), a limpeza se faz com um pano úmido, mas também não há problema se cair água. Até por isso ele tem sido colocado em cozinhas e áreas de serviço quando não é possível colocar um piso próprio para áreas molhadas – porém, nada de querer lavar o piso com balde, pois embora resistente ele é colado e não resistirá à força da água.
Desvantagens
Ao escolher um piso vinílico busque um com a
textura mais lisa, com menos "ranhuras", digamos assim, pois essas dificultam a limpeza. Infelizmente, não prestei atenção nisso e comprei um da marca Wood Planks.. o pano de chão não desliza na limpeza e podem ficar sujeirinhas encrostadas no piso. Os pisos da marca Tarkett Fademac já tem uma textura mais prática para a limpeza. Se você for comprar seu vinílico pela internet (costuma ser bem mais barato) não deixe antes de passar em uma loja ao vivo e tocar, ver, sentir o vinílico, ok? Dica importantíssima!
Bom, mas apesar dessa desvantagem, as vantagens para mim pesaram mais e foi esse piso que escolhi para um dos quartos da minha casa e parte do banheiro, pois sempre detestei a cerâmica 30x30, branca encardida, entregue pela Via Engenharia...
Custo
Escolhi uma cor bem clara para interferir menos possível na decoração do quarto. O espaço mede em torno de 11 m². O piso custou na faixa de 50 reais o metro quadrado (porém pode variar até 170 reais). No site
www.madeiramadeira.com.br é possível ver diversas marcas, modelos, cores e preços de pisos vinílicos.
A mão de obra é sempre a parte mais delicada desse processo. É preciso encontrar um profissional gabaritado para fazer o serviço. Normalmente, é cobrado 10 reais por metro quadrado para um espaço acima de 50 m². Para um espaço menor do que isso (como foi o meu caso) o valor fica mais elevado, já que ele cobrará pelo tempo gasto.
Instalação
Acompanhei o passo-a-passo para a instalação desse piso e compartilho com vocês a experiência. A ideia aqui é que você aprenda o processo e quando encontrar o profissional para instalar o seu piso pergunte como ele faz. Assim, você terá conhecimento e saberá distinguir minimamente um profissional de um picareta. O processo abaixo é o mesmo para qualquer tipo de vinílico em régua. No entanto, é prudente que você busque as informações de instalação junto ao fabricante do piso para ter uma garantia ainda maior.
Primeiro dia
1.
A área deve estar limpa. Em seguida, o profissional passa a cola de contato com um rolo em todo o ambiente e espera secar. (Essa cola tem da marca Fórmica, mas pode ser de outro fabricante também).
2.
Depois é hora de misturar a cola PVA com cimento e água. E com uma desempenadeira se passa uma demão delicadamente. É preciso esperar secar de novo..
3.
Após, aplica-se uma nova demão e espera-se secar...e assim sucessivamente até que os desníveis de rejunte da cerâmica fiquem nivelados. Deixe secar o contrapiso totalmente de um dia para o outro.
Tempo gasto: 2 horas
Segundo dia
4.
No dia seguinte, com tudo seco é hora de passar uma enceradeira para garantir que piso fique ainda mais plano.
5.
Agora, é hora de utilizar a cola própria para o piso que você comprou, comercializada pelo fabricante do piso. Geralmente os pisos são colados no chão com uma cola especial da Fademac chamada Fadecril, que funciona como um adesivo muito forte. A cola é aplicada com uma desempenadeira de dentes e é necessário esperar que ela fique um pouco mais escurecida, antes de começar a colocação das réguas do piso vinílico.
6.
Os fabricantes recomendam que as réguas sejam instaladas no sentido vertical à entrada da porta do cômodo. Essa recomendação também vale para os flutuantes.
Tempo gasto: 3 horas
Finalizado o serviço. É bom que haja um certo tráfego no local para contribuir na fixação das réguas no chão, ou seja, você pode colocar o piso e imediatamente colocar os móveis de novo no lugar ou transitar pelo ambiente.
Agora, compare essa última foto com a primeira (antes e depois). Gostou do resultado? Eu amei.
A última dica que recebi do profissional que instalou..... Passar cera líquida com frequência durante um tempo fará com que as pequenas junções entre uma régua e outra se fechem e fiquem ainda mais protegidas na hora da limpeza e do contato com a água.