domingo, 4 de março de 2012

Pendentes para Mesa de Jantar – Parte II


Há uma tendência nos projetos de iluminação de que quando a mesa é muito comprida deve-se colocar focos de dicroicas nas pontas ou ao longo dela.  Utilize esse recurso apenas se realmente necessário, pois quem já ficou conversando com uma amiga numa situação como essa sentiu na pele o calor das benditas lampadinhas. Mas como para tudo tem remédio, não custa substituir as dicroicas por modelos de lâmpadas menos quentes, digamos assim.

Para complementar o post Pendentes para Mesa de Jantar – Parte I selecionei algumas composições de mesas de jantar e suas luminárias para analisarmos. Modéstia parte, essa seleção está demais. Dá uma olhada.



Sinal verdeLuminária de chão cumpre perfeitamente o papel de um pendente.
Iluminação apenas na mesa, bastando regular a altura da cúpula
na hora de servir o jantar. 
Sinal amarelo:
Embora com o foco menor que a composição anterior
 esse modelo ainda está no caminho certo. Altura perfeita.

Sinal vermelho!
Veja como a mesma luminária articulada utilizada na foto
acima se perdeu diante do tamanho da mesa


Projetos bem sucedidos - exemplo a ser seguido:

Esta sala é só design. Pendentes e mesa muito harmônicas.

Aqui dois pendentes seriam suficientes. Mas o charme dos três
juntos ficou irresistível.

Ao invés de escolher um pendente retangular,
o profissional optou por duas cúpulas. 

Cúpula redonda sobre a mesa retangular. Deu para iluminar direitinho?
Então tá tudo certo.

 A luminária é bem exótica e poderia não dar certo se não fossem as
lâmpadas alógenas focando a mesa. 

Quer coisa mais perfeita que essa mesa redonda e esse pendente
também redondo e na altura certa?

Na mesa oval, o pendente seguiu a forma.

Mesa retangular, pendente retangular.

Na mesa quadrada, o pendente poderia ser um pouquinho maior.
Mas não fez feio não.

Aqui o básico do básico.


Profissionais também erram:

O pendente redondo tem uma iluminação muito forte
e é grande demais para a mesa. 

O projeto é bonito, mas pecou na escolha da luminária.
Visivelmente ofuscará a vista dos convidados.

O projeto não deixa de ser lindo, mas essa luminária nunca iluminará os
apenas o que deveria, sem falar que o focos de luz parecem perdidos
na imensidão da mesa negra laqueada.

É impossível não dizer que o projeto ficou bacana,
mas repare como o lustre escolhido joga a luz para o teto
e não sobre a mesa. Uma pena.

Nessa mesa retangular é visível que o pendente redondo é insuficiente.
Caso o autor do projeto quisesse manter essa luminária, precisaria colocar
ao menos mais uma.

O pequeno pendente ficou perdido, tanto em relação ao tamanho, quanto
à altura da mesa, embora o projeto rústico tenha me conquistado.

Viu como a tarefa de escolher um pendente para uma mesa de jantar não é simples? O tamanho da peça vai variar conforme a sua mesa. Hoje em dia é comum optar por dimensões mais generosas.


Com relação à funcionalidade, neste projeto bastava um pendente.
Ficaria lindo e cumpriria sua função. Mas como estava falando da tendência
aos exageros... 

Moderninhos, esses pendentes ficaram ótimos
sobre a mesa de madeira. A altura está ok. 


E é isso.. meu lindo domingo se foi. Mas espero que as informações aqui prestadas possam ajudar meus clientes virtuais e desconhecidos, amantes da decoração, como também os colegas da minha segunda profissão. Se você ainda não leu a parte I deste post faça isso já.
Beijos e até semana que vem!


Sites pesquisados:
terra.com.br
casaabril.com.br
google images




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

27 comentários:

  1. Olá, Verônica!

    Fiz um post hoje no meu blog sobre móveis e peças de design e gostaria de te convidar a falar sobre o assunto também. É uma brincadeira sobre qual sua peça de design preferida (que você gostaria de ter, ou mesmo que já tenha).
    Se, depois de ler, decidir participar me mande o link e convide também outros amigos blogueiros.

    Beijo
    Ual [ualmenidades.com.br]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ualison! Que maravilha. Claro que quero participar. Vou arrumar um tempinho durante a semana e pensar com carinho no meu móvel..
      Adorei a ideia.
      Beijo e obrigada

      Excluir
  2. Tenho uma mesa redonda de vidro jateado de 80 cm com pés cromados. Cadeiras cristal de acrílico (2). O pendente tyg redondo branco leitoso com tampa em acrilico leitosa tem 38 cm. Será que errei no tamanho, na cor ou ambos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adelaide, talvez você tenha exagerado um pouquinho nas transparências (mesa/cadeiras). Mas a combinação entre os elementos, vidro, cromado e branco são harmônicas. O pendente TYG é um charme e a cor e o tamanho que você escolheu estão corretos. Abraços,

      Excluir
  3. Lindas imagens e muito inspiradoras!
    Gostaria de saber a marca da Luminária de chão da primeira foto, você se lembra a fonte pesquisada para obter a imagem ou sabe me dizer onde posso encontrar alguma semelhante? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, desculpa a demora em te responder... andei meio sem tempo para o blog. Bom, não sei a marca da luminária, mas o projeto é do arquiteto André Ribeiro. Você pode mandar a imagem e entrar em contato com ele pelo site perguntando...http://www.desenhoeobjeto.com.br/contato.html
      Espero ter ajudado.
      Abraço e obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Oi Verônica, meu projeto de iluminação ficou com o buraco no gesso, para o pendente, fora do centro da mesa, ficou mais para o lado. Tens alguma solução para me indicar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Elisa, o buraco que você diz é a sanca? Se for, o ideal seria dar uma maquiada nessa sanca com gesso, mudando o centro, de repente preenchendo parte desse espaço. Tem que ver o caso, se quiser me envia uma foto.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Olá Verônica...NA foto "Aqui o básico do básico", será que vc poderia me informar o fornecedor do pendente?Abs. Kleber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleber, nao tenho a referencia desse modelo exatamente, mas ele é fácil de achar, basta você levar a foto na sua pesquisa. De qualquer modo da uma olhada nesses dois modelos http://www.targetiluminacao.com.br/pendente-retangular-acrilico-4xe27-pr-p6164/ e http://www.targetiluminacao.com.br/pendente-laurea-branco-p6699/

      Abs

      Excluir
  6. Veronica,
    Tenho uma mesa de jantar de 1m de vidro transparente, base em alumínio. As cadeiras são em madeira em laca nude, com estofado azul jeans. O tapete redondo é de 2m de diâmetro na cor prata da São Carlos. Ocorre que optei por um pendente TYG na cor lavanda, acho até que acertada, mas o tamanho dele foi de 41cm. Tenho medo de ter ficado pequeno. O problema que o outro tamanho é 62cm e tenho medo de que fique grande. O que acha do tamanho do pendente e da combinação como um todo? O apartamento é pequeno, mas a sala ficou bem ampla, pois o balcão baixo da cozinha americana deu uma visão mais abrangente.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ruth, em relação às cores e materiais que você cita parece uma decoração mais jovial. As cores parecem combinar sim, mas só vendo fotos do ambiente para dizer se está harmônico ou não. Legal, você estar sempre pesquisando.
    Bom, sobre o pendente.. na dúvida opte sempre pelo maior. Sua mesa é redonda, não é? O pendente também é redondo? Pode optar pelo de 41cm. Sem problema. Pois a conta que fazermos é na proporção da mesa em relação à luminária. Se quiser ousar aposte no de 62cm.
    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Veronica!
    Tenho uma mesa quadrada de 1,50x1,50 branca laqueada com vidro branco. As cadeiras são 4 acrílicas e 4 em inox modelo heavy Rivatti. Meu buffet é branco laqueado com gavetas em carvalho. Gostaria de uma sugestão de um pendente que combine com o ambiente. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane, você tem muitas opções. Dê uma olhada acima. Como suas cadeiras são moderninhas eu ficaria com um pendente como esse http://www.targetiluminacao.com.br/pendente-esfera-g-p7365/ com o tamanho não inferior a 60cm de diâmetro. Abraço!

      Excluir
  9. Oi... Tenho uma mesa de 2,80 retangular e gostaria de saber se 2 pendentes de 0,52cm de diâmetro atendem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Atendem sim. Vai ficar ótimo. Só preste atenção na proporção na hora de instalar.

      Excluir
  10. Verônica bom dia, estou comprando um pendente para sala de jantar. A mesa é retangular 2X1 posso colocar um pendente cúpula de 80Cm de diâmetro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria José, não recomendo. É uma mesa muito comprida para um pendente de cúpula. Veja os exemplos acima. Há várias opções para uma mesa retangular como a sua. Outra opção, caso você não queira abrir mão da cúpula, seria colocar duas de 60cm de diâmetro. Boa sorte!

      Excluir
  11. Olá, Verônica! Minha mesa tem 1.40 de diâmetro. Qual o diametro ideal do pendente? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Veronica. Tudo bem? Olha, para minha mesa retangular, com tampo de vidro de 2,00 x 0,90, comprei um pendente de base inox quadrada (50cmx50cm) e cristais. Medi aqui e achei que essa medida do pendente fica legal, tanto para a largura da mesa (90cm) como para o comprimento (2m). O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para a largura está ótimo. Mas não achou pequeno para o comprimento? Dependendo do modelo do pendente pode ficar bom sim. Mas preste atenção para o efeito que você deseja. Se for iluminar boa parte da mesa, você não conseguirá esse efeito. Abraço

      Excluir
  13. Oi, Veronica. Td bem? Preciso de ajuda! O ponto de luz sobre a mesa esta centralizado ao ambiente, mas a mesa é quadrada (1,5x1,5m) com 8 cadeiras e buffet. Ou seja, gostaria de colocar pendente, mas pra ficar centralizado precisaria de desvio. Porém (esse eh o maior problema), td pendente q eu achei com diametro 50cm aproximdamente (para ficar proporcional à mesa e q caiba no meu bolso) tem 3 cabos e não só um. Como faço para desviar? Há alguma outra possibilidade? Mt obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida, Adrieli, complicado... não tem saída. Você precisa centralizar o pendente acima da mesa. O teto não é de gesso?
      Caso seja laje e você não possa ou queira mexer com isso continue pesquisando um pendente com um cabo só e faca um "puxadinho" no fio para centraliza-lo.

      Excluir
  14. Olá Verônica!!
    Adorei as dicas!! Estou olhando lustres para a sala de jantar. Minha mesa tem 1,60 X 0,90. Qual seria o maior e o menor diâmetro do lustre. Estou olhando de 50 cm, mas não sei se seria o ideal.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Oi Verônica! Estou procurando bastante especificamente a luminária pendente articulada exposta na segunda e terceira fotos. Você lembra de onde é? Agradeço muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, compra pela internet. Essa luminária da foto tem para vender no mercado livre, mas em outros sites também. Pesquisa como luminária articulada de teto.
      http://www.eztechs.com.br/Luminaria-de-Teto-Scope-Articulada-em-aco?gclid=Cj0KCQiAyZLSBRDpARIsAH66VQIUY8bg9wcqF009WIkIO0mpyRq0JMXbg7zzDyJfxPv9ionTwM0EsXoaAlN4EALw_wcB#.WkWkMN-nHcs
      olha esse link.
      Abraço

      Excluir