segunda-feira, 12 de março de 2012

Piso fácil, prático e bonito: o nome dele é vinílico


Quem já assistiu a algum episódio do programa Decora, da GNT, deve ter visto como o piso de um ambiente é modificado de um dia para o outro, como num passe de mágica. Esse piso chama-se vinílico (falo aqui do vinílico em régua – há ainda o em manta e em placa) e atualmente é a melhor escolha para quem busca o conforto e a beleza de um flutuante aliado à praticidade e durabilidade do PVC, sem falar na rapidez da instalação.

Por isso, ele tem roubado a cena e cada vez mais conquistado clientes, arquitetos e designers que buscam uma solução ágil, prática, durável e sem quebra-quebra na hora de reformar, pois ele pode ser aplicado sobre outro piso por ser bastante leve e fino, o que não é indicado fazer, por exemplo, com um porcelanato em um apartamento, pela questão de sobrecarga na estrutura do prédio... e aí os riscos todos sabem...

Piso Ambienta, da Fademac, aplicado no piso e nas paredes
Aplicação
Em áreas comerciais eles estão em academias, lojas de shoppings, escolas... e ficam bons também em paredes. Para residência eles são ótimos pela questão acústica, manutenção e opção de padronagem, cores e marcas. Entre as empresas que comercializam esse piso estão Tarkett Fademac, Beaulieu do Brasil, Wood Planks. Em sua maioria, os pisos são fabricados na China.

Vantagens
As vantagens são muitas: não tem o toc-toc do flutuante, são macios e térmicos, a instalação é rápida, elevam apenas 6mm do seu piso não sendo necessário cortar portas (na maioria das vezes), a limpeza se faz com um pano úmido, mas também não há problema se cair água. Até por isso ele tem sido colocado em cozinhas e áreas de serviço quando não é possível colocar um piso próprio para áreas molhadas  – porém, nada de querer lavar o piso com balde, pois embora resistente ele é colado e não resistirá à força da água.

Desvantagens
Ao escolher um piso vinílico busque um com a textura mais lisa, com menos "ranhuras", digamos assim, pois essas dificultam a limpeza. Infelizmente, não prestei atenção nisso e comprei um da marca Wood Planks.. o pano de chão não desliza na limpeza e podem ficar sujeirinhas encrostadas no piso. Os pisos da marca Tarkett Fademac já tem uma textura mais prática para a limpeza. Se você for comprar seu vinílico pela internet (costuma ser bem mais barato) não deixe antes de passar em uma loja ao vivo e tocar, ver, sentir o vinílico, ok? Dica importantíssima!

Bom, mas apesar dessa desvantagem, as vantagens para mim pesaram mais e foi esse piso que escolhi para um dos quartos da minha casa e parte do banheiro, pois sempre detestei a cerâmica 30x30, branca encardida, entregue pela Via Engenharia...

Custo
Escolhi uma cor bem clara para interferir menos possível na decoração do quarto. O espaço mede em torno de 11 m². O piso custou na faixa de 50 reais o metro quadrado (porém pode variar até 170 reais). No site www.madeiramadeira.com.br é possível ver diversas marcas, modelos, cores e preços de pisos vinílicos.

A mão de obra é sempre a parte mais delicada desse processo. É preciso encontrar um profissional gabaritado para fazer o serviço. Normalmente, é cobrado 10 reais por metro quadrado para um espaço acima de 50 m². Para um espaço menor do que isso (como foi o meu caso) o valor fica mais elevado, já que ele cobrará pelo tempo gasto.

Instalação
Acompanhei o passo-a-passo para a instalação desse piso e compartilho com vocês a experiência. A ideia aqui é que você aprenda o processo e quando encontrar o profissional para instalar o seu piso pergunte como ele faz. Assim, você terá conhecimento e saberá distinguir minimamente um profissional de um picareta. O processo abaixo é o mesmo para qualquer tipo de vinílico em régua. No entanto, é prudente que você busque as informações de instalação junto ao fabricante do piso para ter uma garantia ainda maior.

Primeiro dia 
1. A área deve estar limpa. Em seguida, o profissional passa a cola de contato com um rolo em todo o ambiente e espera secar. (Essa cola tem da marca Fórmica, mas pode ser de outro fabricante também).

2. Depois é hora de misturar a cola PVA com cimento e água. E com uma desempenadeira se passa uma demão delicadamente. É preciso esperar secar de novo..

3. Após, aplica-se uma nova demão e espera-se secar...e assim sucessivamente até que os desníveis de rejunte da cerâmica fiquem nivelados. Deixe secar o contrapiso totalmente de um dia para o outro.

Tempo gasto: 2 horas

Segundo dia
4. No dia seguinte, com tudo seco é hora de passar uma enceradeira para garantir que piso fique ainda mais plano.

5. Agora, é hora de utilizar a cola própria para o piso que você comprou, comercializada pelo fabricante do piso. Geralmente os pisos são colados no chão com uma cola especial da Fademac chamada Fadecril, que funciona como um adesivo muito forte. A cola é aplicada com uma desempenadeira de dentes e é necessário esperar que ela fique um pouco mais escurecida, antes de começar a colocação das réguas do piso vinílico.

6. Os fabricantes recomendam que as réguas sejam instaladas no sentido vertical à entrada da porta do cômodo. Essa recomendação também vale para os flutuantes.

 Tempo gasto: 3 horas


Finalizado o serviço. É bom que haja um certo tráfego no local para contribuir na fixação das réguas no chão, ou seja, você pode colocar o piso e imediatamente colocar os móveis de novo no lugar ou transitar pelo ambiente.



Agora, compare essa última foto com a primeira (antes e depois). Gostou do resultado? Eu amei.

A última dica que recebi do profissional que instalou..... Passar cera líquida com frequência durante um tempo fará com que as pequenas junções entre uma régua e outra se fechem e fiquem ainda mais protegidas na hora da limpeza e do contato com a água.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

36 comentários:

  1. Verônica, adorei o post e já indiquei pra uma amiga que está querendo colocar o piso vinilico no apartamento dela!

    beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Ja estou pensando nessa ideia!!!!! Parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar!!!!

    ResponderExcluir
  3. Brenda, Sandra, Maja! Que bom que gostaram. Acabei me empolgando e esqueci de colocar as desvantagens, na verdade, para mim é apenas uma. Mas precisa ser levada em consideração na hora da escolha. Vou atualizar o blog depois. Agora deixa eu correr... beijos e obrigada pelo acesso!

    ResponderExcluir
  4. Oi Verônica, eu sou a amiga que a Brenda comentou. Achei lindo! Pode me passar o contato da empresa que instalou? Foi o melhor custo-benefício que encontrou?
    Me tornei seguidora.
    Bjs e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, eu gosto muito do vinílico, só tem que ficar atenta para não comprar de uma marca com tantas ranhuras como eu falei no tópico "Desvantagens". O vinílico da Fademac é bom e tem representante em Brasília em diversas lojas.
      A mão de obra é a parte chata, pois as lojas se limitam a fornecer o contato de alguém que faz o serviço, porém eles não têm vínculo com a loja que vende o piso. Vou te passar o contato da pessoa que fez o meu e-mail.
      Beijos e obrigada pelo acesso.

      Excluir
  5. Olá boa noite!
    Adorei a cor do piso vinílico...vc poderia informar ficaria feliz!! e também só confirmando esse colocado é da marca Fadamec?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris, o nome desse piso é HICKORY 618 da marca Wood Planks. Mas eu não indico que você compre dessa marca por questões de limpeza, como falei no post. Não esqueça de antes de comprar "sentir" a textura. O da Fademac é melhor, mas mesmo assim há diversas opções...http://www.tarkett.com.br/index.php

      Boa sorte. Abraço.

      Excluir
  6. Muito legal, Verônica.

    Uma pergunta. Você trocou o rodapé ou pintou de branco. Percebi que são de cores diferentes no início e no final das fotos.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabrício, eu troquei o rodapé por um de 15cm. Dificilmente tentar pintar dá certo. O serviço não fica bem feito. Você pode comprar um branco da Santa Luzia de poliestireno (que está se usando muito agora) ou de madeira mesmo. Que fica ótima a combinação. Abraço!

      Excluir
  7. Oi Veronica, adorei seu piso...mto esclarecedor seu post!
    Me diga uma coisa vc é de Brasilia? poderia me passar o contato de quem instalou seu piso? E onde vc comprou?Não achei seu e-mail pra mandar, por isso to vindo por aki msm!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leide,
      Sim, sou de Brasília. Mas o bendito instalador sumiu no mundo... esse povo é muito difícil. Não consegui mais falar no celular dele. De qualquer modo, esse piso é vendido na Sidera do Casa Park e eles indicam instalador.
      Abs e obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Veronica,

    Estou interessado nesse piso para minha residencia, mas uma duvida que surgiu: caso eu coloque uma cama por exemplo em uma posição, e amanha venha a trocar de posição essa cama, o piso chega a ficar marcado devido ao peso do móvel (o movel afunda/marca o piso?).

    Grato.
    Erico Camargos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erico, pode ficar tranquilo. O piso não fica marcado, basta comprar um de boa qualidade.
      Abraço,

      Excluir
  9. Verônica, você instalou no banheiro também? Como ficou o acabamento nas laterais no encontro com a cerâmica/porcelanato das paredes, já que não há rodapé? Estou perguntando porque instalei na cozinha não gostei do acabamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabricio, realmente o rodapé é o que dá o acabamento para o piso, seja flutuante ou vinílico. Eu instalei o piso apenas na parte do lavatório, que fica antes do banheiro em si. De qualquer modo o acabamento não ficou excelente, pois no encontro entre as pastilhas e o piso fica um espaço milimétrico, mas visível. No meu caso optei porque o espaço é muito pequeno e escondido. Porém não recomendo a instalação para áreas molhadas e de alto tráfego como cozinhas. A limpeza também será um desafio.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  10. Oi Verônica, amei o post, não conhecia esse piso e parece ser o que eu procurava, tenho apenas uma dúvida estética e uma funcional. Esse piso é uma boa opção pra quem tem cachorro? E, sobre a posição das réguas: "6. Os fabricantes recomendam que as réguas sejam instaladas no sentido vertical à entrada da porta do cômodo." Na minha casa a posição da porta da sala é diferente de um dos quartos, pra fazer quarto e sala contínuo sem a aquela pedra na porta fica ruim? Melhor manter a pedra mesmo com os pisos iguais na sala e nos quartos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiana, vamos às respostas:
      Se seu cachorro não for daqueles que gostam de cavar o piso está tudo certo. É um piso bem confortável e de limpeza fácil.
      Sobre a soleira (pedra de granito que divide ambientes), se você já tiver pode deixar, se não, pode fazer o piso contínuo entre a sala e o quarto, sem problemas, fica ótimo.
      Abraço.

      Excluir
  11. ola Veronica ! estou aqui para parabenizar seu blog e informar o meu site trabalho com instalação de vinilicos e rodapes www.cassiodourado.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Verônica, depois de ler seu blog, dei uma olhada na internet e descobri que existem os pisos vinílicos de colar e outros de clicar, que não usam cola e são em peças separadas, qual sua indicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea, nunca vi nem trabalhei com um vinilico que fosse somente de encaixe. Conheço um da Tarkett, mas ele mesmo sendo de encaixe é colado, pois o material do vinilico não é como um piso laminado que é duro e, por isso, o emborrachado não se sustentaria sozinho, sem cola. Bom, se o vinilico de encaixe for esse da Tarkett vá em frente, pois o acabamento das juntas de cada régua deve ficar ainda melhor.
      Abraço,

      Excluir
  13. Ficou bem bonito! Fiquei surpresa com o resultado! Gosto muito do seu blog, estou aprendendo várias coisas. Abraço

    ResponderExcluir
  14. Olá Verônica!
    Vi que vc recomendou o piso da Tarkett Fademac. Vc recomendaria todos dessa marca? E o piso vinílico Rústico da Tarkett? Há o liso e o rústico, estou na dúvida entre os dois, porém gostei mais do rústico. O que vc acha? Qual sua recomendação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane. O rústico é bonito também. Mas nao esqueça de ver o piso ao vivo e tocar nele antes de comprar para sentir sua textura (enrrugada ou lisa).

      Excluir
  15. Boa noite, Veronica!
    Vc pode indicar a empresa q instalou o seu piso?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elaine. Infelizmente, o instalador mudou o telefone e não informou o novo. Não consigo mais contato com ele.

      Excluir
  16. é o primeiro piso da minha casa, posso usar o piso vinilico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se o chão estiver bem regularizado. Lembre que nao recomendo esse piso para cozinhas e áreas. Há quem coloque, mas com o tempo ele descola.
      Abs,
      Veronica

      Excluir
  17. Oi, quem preparou o piso foi o mesmo pessoal que colocou o piso vinilico?Poderia me passar os contatos?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Muito legal essa idéia sua de registrar a mudança do seu quarto!!
    Vc indicaria essa empresa que instalou o piso pvc?? Pode passar o contato??

    ResponderExcluir
  19. Piso Laminado são lindos, eu sempre achei lindo. Todas as cores e modelos, combina com qualquer canto.

    ResponderExcluir
  20. Oi! Estou pensando em instalar o piso vinílico na sala e nos quartos. Estamos em 2017, como você avalia hoje o seu piso? Se puder responder, fico grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone, o vinílico veio para ficar. É um piso muito confortável, térmico. Acho perfeito para essas áreas que citou. Não recomendo para cozinhas. Não acho prático em virtude do grande movimento, gordura e sujeira mais pesada.
      Abs,

      Excluir
  21. Veronica cometi esse erro por ñ saber sobre piso liso ou rústico (esse com ranhuras) vc sabe me dizer oque posso fazer para ñ sujar tanto o quarto das crianças e facilitar meu trabalho de limpeza?

    ResponderExcluir