sábado, 7 de abril de 2012

A importante composição entre o rodapé e o alizar de uma porta


Você sabe o que é uma guarnição? (e não falo do termo usado na culinária) E alizar? A palavra sócalo já lhe veio à mente? Não? Calma, você não é o único.
Nas duas imagens abaixo, sem entrar no mérito da estética, há uma notória diferença entre um ambiente com rodapé e alizar de porta (também chamado de guarnição) e desse mesmo ambiente sem o conjunto. Com esse simples exemplo vê-se o quanto é importante que essa composição seja harmônica e coordene com o estilo empregado no ambiente.

Foto: site Ultrapiso. Montagem: DiCasa9va
À direita composição de guarnições, rodapé e rodameios da Santa Luzia.

Podemos dizer que assim como o rodapé está para o piso, o alizar está para a porta, ou seja, é esse item que dá o acabamento final ao conjunto. Muitas vezes a junção entre o rodapé e a guarnição passa despercebida, mas basta cometer um erro para que essa situação desperte a atenção.

O erro aqui foi ter interrompido o alizar para a colocação de um restinho
de rodapé... totalmente desnecessário. Matou a beleza do conjunto.
Foto publicada no blog arquitetando.wordpress.com

No primeiro exemplo temos uma combinação simples, mas bem sucedida,
 de rodapé e alizar, já não podemos falar o mesmo do exemplo 2 que ao invés
de utilizar o acabamento reto optou por uma meia-esquadria entre o rodapé
e a guarnição.

Quanto ao acabamento de canto superior entre as guarnições tanto faz:
 pode ser feito reto (exemplo 1) ou em meia-esquadria, como é mais usado.
Outra questão que gera dúvida é em relação à largura de um alizar. Há regras? 
Na verdade, devemos sempre lembrar no conjunto. Há quem opte por um alizar de 5, de 7, de 10 cm... vai depender da altura do seu rodapé. O que não pode, ou pelo menos nunca vi, é um rodapé menor (mais baixo) que a largura do alizar.

Aqui o alizar parece ter 5cm, enquanto o rodapé 15 cm. Perfeito!
Foto: Detilio Arquitetura

Alizar de 10cm e rodapé de 15cm. Note que o friso do rodapé acompanhou
o friso lateral da guarnição de forma delicada.
Foto: site Eucatex
Rodapé e alizar de tamanhos iguais. Harmonia presente.
Foto: site Famossul
Para finalizar, vamos falar de outras peças que podem ser utilizadas na composição de uma porta: o sócalo e a roseta. O sócalo é um acabamento de porta para ser utilizado entre o final do rodapé e o início do alizar. 


Rodapé de 20 cm, com sócalo de 8cm e alizar de 7cm.
Foto da GalDecor

Note que neste caso o rodapé é de uma altura e o sócalo de outra.
O importante é que ele seja 1 cm mais largo que o alizar.
Foto: site Claris Esquadrias

Há quem utilize o sócalo na parte superior também, fazendo a junção entre a guarnição superior e a lateral, porém a roseta é mais indicada para essa função. Agora veja bem, nunca se esqueça de antes de escolher esses acabamentos coordená-los com o estilo do seu ambiente. As rosetas, sem dúvida, são típicas de decorações clássicas, mas nada proíbe sua utilização numa decoração contemporânea, desde que seja o mais simples possível.

Decoração clássica. Sócalos e Rosetas presentes.
Foto: Claris Esquadrias
Nesta foto é possível ver com mais clareza todos os itens de acabamento
de uma porta. Rodapé, sócalos, rosetas.
Foto: site Natur
E aí, ficou alguma dúvida? Mande seu comentário.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

43 comentários:

  1. Uma aula...extremamente didática! Claro que adorei. Vamos práticá-la. Bj

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!

    As portas de minha casa serão em madeira maciça na cor de madeira mesmo, um pouco escurecida, o chão é em porcelanato de 80 x 80, na cor areia, o rodapé será em poliestireno em 12 cm. A minha dúvida é em relação a guarnição das portas, devo continuar com o polietireno branco, combinando com o rodapé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se o estilo da sua casa for mais descontraído, informal e moderno você pode seguir com a guarnição branca ao redor. Agora se o seu estilo for mais clássico deixe as guarnições em madeira mesmo.
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa mande uma foto.
      Abs,

      Excluir
  3. Quais dimesões dos sócalos e rosetas para harmonizar com um alisar e rodapé de 9,5cm.?

    Valdemar

    ResponderExcluir
  4. Olá Valdemar,
    Faça ambos (socalo e roseta ) de 10,5 x 10,5. Como seu rodapé e alizar têm 9,5cm deixe meio centímetro passando na parte superior e lateral da roseta.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. amiga, adorei seu blog... em um lugar só tirei um monte de dúvidas que tinha sobre rodapés e família.
    Aproveitando, me ajuda?
    Minha casa é mais antiga e gostaria de manter um estilo mais rústico, mas quero trocar todos rodapés e guarnições por brancas.
    Qual tamanho de rodapé, sócalos, rosetas e guarnições me indica para ficar bem simples e discreto?
    abraços,

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal! Reformei minha casa a alguns meses atrás e optei por combinar os rodapés e guanição, o modelo que meu marido e eu escolhemos foi o 457 da marca Santa Luzia, em poliestireno. Compramos os dois e mais os acessórios para instalação no site http://www.cmarceneiro.com.br/departamento/rodapes e recomendamos, recebemos tudo certo, muito rápido e ainda com frete grátis!!! Minha casa ficou super linda!! Fica a dica para quem está procurando! Abçs...

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou marceneiro especializado no assentamento de portas e guarnições, além de janelas e aplicação de verniz, fiquei muito satisfeito de saber que meu trabalho bem feito não é apenas um detalhe na decoração, mas parte importante de um todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geraldo, com certeza um trabalho bem feito faz TODA diferença. Caso tenha interesse, deixe seu contato aqui nos comentários. Em que estado você trabalha?
      Obrigada pela visita.
      Abs

      Excluir
  8. Bacana o artigo. Parabéns! O nome do arremate não é sócolo?

    ResponderExcluir
  9. Veronica, parabéns pelo blog!
    No meu apartamento vou colocar uma porta pivotante de 1,15x2,25m (LxA), ipe champagne com portal e alizar em cumaru. O Alizar terá 15 cm e o rodapé também é de 15 cm (porcelanato perlino bianco). O Alizar pode ser de 15 cm ou seria melhor reduzi-lo para 10 cm? Desde já, agradeço. Luciano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, obrigada pela visita.
      Eu optaria pelo alizar de 10cm, certamente ficará melhor.
      Bom, eu só não entendi porque o alizar vai ser de um tom de madeira e a porta de outra. Minha recomendação é que você deixe o alizar (portal) da mesma cor. Lembre que seu rodapé já terá outra cor e material (acertados, diga-se de passagem - esse porcelanato da Portobello é lindo).
      Abraço!

      Excluir
  10. Adorei seu site,me tira uma duvida , o piso da minha casa é laminado cor de madeira ,já os rodapés ,portas e guarnições são brancas..Achei que esta combinação ficou estranha.o que seria ideal portas brancas mesmo ou cor de madeira, para acompanhar o rodapé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, não tem nada de errado o seu piso ser laminado de madeira e as portas, rodapés e alizares serem brancos. Está tudo ok. ;)

      Excluir
  11. O o meu primeiro apto tem 45 m2 e 2,70 de pé direito. Instalei porcelanato na cor areia claro e estou na dúvida dos rodapés e alizar das portas. As portas vieram com alizar padrão branco e quero colocar rodapés santa luzia. O que você me recomenda (principalmente quesito altura das peças)... Obrigado, Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, opte por rodapés de 15cm ou 20cm. Veja essa opção http://www.santaluziamolduras.com.br/santaluzia/index.php?paginas=produto&lingua=br&nome=505%20RP/BR&ctg=RODAP%C9S&lanc=N#ad-image-0
      Abraço!

      Excluir
  12. Oi, Verônica! Gostei muito do seu blog!
    Estou reformando meu 1 apto que tem piso em sinteco e rodapés, alizares e portas brancos. Tive que retirar vários alizares pois estavam ocos por cupim. Comprei os novos e agora penso em deixá-los na cor da madeira (e envernizar). Também estou pensando em substituir os rodapés por com cor madeira, acompanhando piso e alizares. Mas manteria marcos e portas brancas. O que acha?
    Outra dúvida: os alizares tem 5cmx1cm (como o ap é antigo, tinha lugares que não caberia os de 7cm) e por enquanto só encontrei rodapés (ainda não comprei) de 7cmx1,5cm. Tem problema o rodapé ser mais "espesso" que o alizar (1,5cm contra 1cm)? O rodapé poderia ficar um pouco "saliente", ou não totalmente alinhado com o alizar, ou tenho que lixá-lo um pouco onde eles se encontram? Ou outra alternativa?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana, que bom que gostou do blog.. vamos lá.. Se você vai trocar os rodapés para cor madeira o ideal é que a porta também fosse, assim como se o rodapé for branco o ideal são as portas e alizares brancos para acompanhar... isso é o IDEAL, ou seja, também não vai ficar ruim se só as portas foram brancas e os portais se o rodapé estiver "casando" com o piso.
      Sobre o fato do rodapé ter 50mm a mais dá para passar APENAS se o rodapé, alizares e portas forem da mesma cor.
      Abraço e volte sempre!

      Excluir
  13. Parabéns, seu blog é show! Estou num dilema, os alisares das portas da minha nova casa são 7cm, assim como os rodapés, porém, a porta principal da entrada é maior, inclusive o alisar é de 10cm e rodapé, claro continua de 7cm. Devo diminuir o alisar de 10cm pra 7cm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleidiane! Obrigada pela visista. Vamos lá.. Você mora em casa ou apartamento? Qual o tamanho dessa porta da entrada? É aquelas pivotantes ou comuns? Se for dessas grandonas que colocam em casas você pode até deixar o alizar de 10cm. Agora se a porta for de no máximo 90cm de largura mantenha o padão e reduza para 7cm ok? Abraços!

      Excluir
  14. Adorei o post Verônica! Nunca pensei que tinha tanta coisa pra saber sobre alizares, rodapés e afins, até precisar trocar os meus hehe
    A minha dúvida é a seguinte: vou colocar rodapés brancos e estou em dúvida a respeito do tamanho do alizar (que também será branco). Você acha que ficaria melhor de 5 ou 7 cm? Eu não queria que ficasse muito pesado. O anterior era de 7, acho que o de 5 ficaria mais suave e proporcional. O que me diz?
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Layla! Você esqueceu de informar a altura do seu rodapé. Bjs

      Excluir
  15. Ops, é verdade. O rodapé vai ser de 10 cm! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No que diz respeito à proporção o de 7cm também ficaria bom, mas pode optar pelo de 5cm sem medo. ;)

      Excluir
  16. Boa noite, Verônica.
    Comprei um rodapé de 10 cm de altura da Santa Rita (457) e uma guarnição de 7 cm de largura (451, também Santa Rita). Só que o rodapé tem 16 mm de espessura enquanto a guarnição tem somente 13 mm de espessura (3 mm a menos). Em função da diferença de espessura, estou na dúvida se esteticamente fica melhor a guarnição terminar em cima do rodapé ou se é melhor a guarnição ir até o piso e o rodapé encostar na lateral da guarnição (a princípio, prefiro desse segundo jeito, mas assim, o rodapé ficará com uma pontinha de 3 mm para fora da guarnição). Gostaria de saber sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, jamais termine a guarnição sobre o rodapé. Minha sugestão para resolver esse problema é você comprar dois sócalos de 15cm com uma espessura maior que o rodapé.

      Excluir
  17. Olá, parabéns pelo blog. Vou colocar rodapés de 20cm de altura na minha casa e queria saber qual seria a largura ideal para o alisares. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, obrigada.
      Bom, como seu rodapé é alto o alisar não pode ser mais estreito do que 7cm. Esse é o limite. Eu colocaria alizares de 8-10cm. Abraço

      Excluir
  18. Boa tarde. Gostei muito de suas dicas sobre rodapés e guarnições. Estou neste dilema agora para escolher. Penso em usar da marca Santa Luzia. Para o rodapé escolhi um com altura de 10 cm e para a guranição 7 cm e ambos com 13 mm de espessura. Gostaria de colocar um rodapé com 15 cm porém as espessuras ficam muito diferentes. A opção dos sócalos é boa mas acho que se colocar em todas as portas não ficaria muito bom. O que você acha ? Poderia me ajudar ? Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, existem rodapés de 15cm da Santa Luzia (são bem mais bonitos) e a espessura é de 13mm. Entre no site http://www.santaluziamolduras.com.br/ e confira. Realmente a opção de sócalos ou rosetas num apartamento ou casa urbana em todas as portas é desaconselhável. A ideia é fazer essa composição na porta de entrada, apenas.
      Espero ter ajudado.
      Abraço.

      Excluir
  19. Olá Verônica, parabéns pelo blog. tenho duvida em relação aos rodapés e guarnições.
    estou reformando minha casa, as portas e janelas são de madeiras pintadas de marrom e verniz, o piso de cerâmica. Não pretendo mudar a cor dos mesmos, talvez o tom mais claro ou escuro. Minha duvida e a cor dos rodapés e guarnições, gostaria de colocar rodapés brancos e a guarnição terá que ser branca? mas a porta é marrom? e agora. O que você me diz dos rodapés e guarnições de EVA da ARTYFLEX.
    Poderia me ajudar? Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Olá Marileia, obrigada. Fico feliz que o blog ajude as pessoas. Você pode manter as portas e janelas na cor de madeira e o rodapé branco, de linhas retas.
    Nunca trabalhei com rodapé em EVA. Sei que a vantagem deles está, principalmente, na flexibilidade para acompanhar linhas curvas...
    Eu gosto muito do de poliestireno da Santa Luzia.
    Se você resolver optar pelo de EVA conte para nós a experiência ok?! Beijos e boa obra

    ResponderExcluir
  21. Oi Vêronica,
    o seu blog é realmente fantástico e o mais completo que encontrei nesse assunto de rodapé, alizares e afins...sorte a minha e de todos que precisam dessas informações! Então, a minha dúvida é o seguinte...pé direito de 2,70 m, rodapés brancos de 16cm (já comprados e com muito medo de achatar o meu apê de 60m²), qual a largura de alizar vc indicaria? É preciso trocar os alizares que ficam pelo lado de dentro do banheiro também, já que no banheiro não tem rodapé?
    Um grande abraço,
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara! Bacana o reconhecimento e sua visita.
      Geralmente o pé direito de apartamentos no DF é de 2,48 a 2,50m e dá certo o rodapé de 15cm. Como seu pé direito é de 2,70m, mesmo o apto sendo pequeno, pode ficar tranquila que vai ficar ótimo.
      Recomendo o alizar de 7cm para todas as portas, no caso do seu apartamento.
      As portas são brancas, certo? A porta do banheiro também? Qual a cor ou tipo de alizar que está na parte interna do portal?
      Abs,

      Excluir
  22. Oi Verônica, minha duvida ainda é a cor da guarnição e se o material pode mudar,
    ex. rodapé branco Santa Luzia e a guarnição que cor e que material? tem que ser branca ou marrom? (Minhas portas são escuras) a guarnição pode ser branca?
    Fico com duvidas sempre vejo guarnições na mesma cor das portas e janelas, e o rodapé igual, a não ser que o mesmo seja de cerâmica ou granito, mármores.
    Ou seria melhor colocar tudo no mesma cor das portas, rodapés e guarnições.
    Agradeço de puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marileia, se as portas são escuras as guarnições também devem ser, ok? Não as deixe brancas de jeito nenhum. Vai ficar bem estranho.
      Sobre o rodapé não há obrigatoriedade de ser igual, desde que haja uma harmonia e leveza, que ele não chame tanta atenção. Logo, não vejo problema nele ser branco.
      Se você preferir mande uma foto de um ambiente em que apareça a cor do piso e as portas para o e-mail dicasa9va@gmail.com.

      Excluir
  23. Oi Verônica!
    Então, atualmente as portas estão na cor natural que é um tom claro de madeira, acompanhadas pelos alizares (5cm) e rodapés na mesma cor.
    Vamos colocar um laminado em um tom de madeira mais escuro (carvalho medina da durafloor) e aí escolhemos os rodapés brancos (16cm). A ideia é trocar os alizares, porque os já existentes são arredondados e os rodapés comprados têm linhas mais retas.
    Assim alizares e portas serão pintados de branco para acompanhar o rodapé. Pensei em manter os alizares que ficam por dentro do banheiro pois apesar de eles serem arredondados, serão pintados de branco e acompanharão as portas, mas não precisariam acompanhar as linhas retas do rodapé, porque os banheiros são na cerâmica branca e sem rodapé. Será que o raciocínio está correto?
    Tem algum lugar que vc conheça no DF pra compra de alizares pronta entrega e que de repente já ofereça serviço de instalação?

    Muitíssimo obrigada pela atenção e disposição em ajudar! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu raciocínio está corretíssimo!
      Infelizmente não conheço nenhum lugar que tenha pronta entrega.

      Excluir
  24. Olá Verônica, adorei o seu blog, muito explicativo, pois estou reformando a minha casa e nem sabia o que era guarnição, mas estou aprendendo (risos). Gostaria de tirar uma dúvida: vou colocar os rodapés Santa Luzia na casa toda. Existe um tamanho melhor para cada cômodo? Posso variar o tamanho entre os cômodos? E a guarnição, eu posso utilizar nos espaços entre os cômodos que não há portas como moldura ou é somente para portas? Muito obrigada pela disposição em ajudar e desculpe a minha falta de conhecimento (risos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju, que bom que gostou do blog, pena eu não ter tempo como gostaria para me dedicar a ele, mas sempre que posso tento responder às dúvidas de quem posta por aqui.
      A altura do rodapé deve ser a mesma no interior da casa. É preciso que se tenha unidade. A altura de 15cm para um rodapé branco é ótima tanto para apartamentos quanto para casas. Se o rodapé for escuro ai a tendência é usar mais baixo, entre 8 e 10cm.
      Sobre a guarnição você pode usar nos locais onde não têm portas, mas ai é gosto pessoal e depende um pouco do estilo. Eu prefiro sem.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  25. Veronica, vendo e lendo seu blog ja fiquei meio craque em rodapés,alizares, sócalos, rosetas.Estou nesses dias me inteirando sobre o assunto pois vou precisar desses materiais.Duvida se sera Sta Luzia ou Gart. Na casa toda as portas, janelas, venezianas e vitros em aluminio branco, ja vem prontos (Vidro, pintura - da Gravia) e ja adquiri na epoca as molduras proprias dessas pecas tb em branco que serao colocadas pelo lado de dentro. Duvida é, na porta de correr 2,50 x 2,10 de saida da sala p area social, ao inves da moldura propria posso colocar alizares, roseta e sócalo na mesma a exemplo da porta de entrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pescador aposentado! Muito legal você procurar se informar para deixar sua casa mais bacana.Olha só, não entendi bem sua pergunta. Essa porta de correr de saída da sala dá acesso a uma varanda, área externa? Ou é para um corredor, área interna, dentro da própria casa?

      Excluir