sábado, 17 de março de 2012

Clientes ousados e os tetos escuros


A brincadeira do título desse post tem uma razão muito simples: estou louca para fazer um projeto com cores mais vibrantes, com mais informações e ousado. Gosto de trabalhar com tudo, mas confesso que sair do básico é tentador. Pintar o teto de preto, por exemplo, por que não?

Do Blog Eu Decoro. Cozinha ampla e bem arejada ficou incrível com esse teto.

Do Blog Casa da Idea. Só no preto e branco. Decoração minimalista e chique.
Santos & Santos Arquitetura apostou num tom chumbo para o quarto
do rapaz. Resultado interessante..
No nosso dia-a-dia de escritório estamos tão acostumados com o teto branco que sequer imaginamos possibilidades com outras cores. Na verdade, qual o maior problema de ousar? É gostar da novidade no começo e depois enjoar do diferente com o tempo. É verdade, isso pode acontecer. Porém, há um segredo: apostar no ousado em ambientes que você não fique muito tempo, como o hall, o lavabo, uma sala de visitas, uma sala de jantar...

Não gosto mesmo de pink, mas esse projeto para um hall, local de exposição
ou algo passageiro está ok. Em casa nem pensar...

O teto é roxo e a base toda ao redor é neutra.

Mas para tomar uma decisão como essa é preciso não só ter coragem, mas um ambiente adequado, isto é: com um pé direito alto, pois a cor forte no teto promoverá a sensação de aproximação do piso e vice-versa. Se resolver fazer isso, mantenha as paredes ao redor brancas ou com uma cor bem clara, como os exemplos acima.

Achei muito doido a Bel Lobo ter pintado o teto do quarto de uma garota meio punk de vermelho. A menina já é bem agitada, com essa cor então... eu achei o quarto show de bola em relação ao custo, ao aproveitamento de espaço e ao que era antes... mas o vermelho sangue não é indicado para quartos, a não ser que a pessoa que durma ali seja de uma calma exacerbada, aí sim o vermelho pode trazer um certo equilíbrio. Essa é uma regra de ouro sobre o estudo das cores e aplicação do Feng Shui em quartos.

Projeto de Bel Lobo, programa Decora, GNT

E não foi só a Bel que pintou o teto de um quarto de vermelho.
Projeto: Santos & Santos Arquitetura - Recife/PE

Do Blog Olhar de Formiguinha. Dá para ver que essa imagem em 3D
tá longe de ser algo aqui no Brasil.
Aliás, nossos amigos chineses já são mais radicais. Acreditam que tetos escuros nos fazem pensar em nuvens escuras... ai atrapalha o Chi, que consequentemente pode atrapalhar a prosperidade, a saúde, a sorte dos moradores da casa e tudo o mais... eu não acredito nessas nuvens escuras, ainda mais se for um quarto com um teto tão lindamente azul e calmo...


Foto do site Artesanato Decor e Culinária
Aposto que teria ficado ainda melhor se as paredes
fossem branquinhas. Mas acho que a intenção aqui
foi amenizar a curva da parede.

Projeto de Bel Lobo para programa Decora, GNT.

Para finalizar, mais dois exemplos de tetos coloridos. E põe colorido nisso, gente!

Do Blog O mundo das artes e da decoração
Do blog Casa de Valentina
E aí, o que você achou? Teria coragem de pintar o teto da sua casa de outra cor? Conte para a gente!  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Confesso que alguns tetos não achei muito legal não. Realmente eu enjoaria bem rápido. Porem, tiveram 2 que chamaram a minha atenção: a sala toda branca com o teto preto (achei um luxo) e aquele ambiente azul clarinho do Blog O Mundo das Artes e da Decoração.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é ousado usar cor no teto, e aceitável como opção, pois no design nada deve ser engessado, o novo sempre é bem vindo. Claro que, com o cuidado de adaptar esse novo ao
    o existente e viável . É importante a analise do contexto, como tamanho e altura do ambiente e principalmente a adaptação. Porque a ambientação é a tradução da identidade, seja do dono do ambiente ou de um publico alvo, no caso de projetos comerciais. Eu particularmente, gosto de brincar com as cores em paredes, móveis e adornos, pois acho mais fácil a adaptação. Quanto ao uso da cor preta ou qualquer cor escura no teto, gosto mais em espaços nos quais não temos o convívio diário, como os comerciais.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um salão de festa em uma chácara (ambiente rustico) o telhado em madeira com telhas canal cerâmico a amostra. O pé direito é baixo, queria pintar todo o teto (madeiramento+telhas), ja que nas fotos das festas o teto fica bem exposto. Fiquei em duvida de pintar na cor PRETO ou BRANCO? Qual seria o melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neron, se o pé direito é baixo a aposta no branco é mais acertada, mas o ideal seria você colocar um forro de madeira para esconder as telhas... dificilmente só a pintura sobre as telhas irá durar por muito tempo. Colocando o forro de madeira você pode optar por não pintar, passar apenas o verniz, já que é em uma chácara. O rústico é charmoso.

      Excluir
  4. O teto do meu quarto e violeta e o da minha irmã rosa bebe... acho muitoo lindo além de chique rsrsrs

    ResponderExcluir